Transtorno De Compulsão Alimentar

O transtorno de compulsão alimentar (TCA) caracteriza-se por episódios de compulsão alimentar onde há a ingestão de uma grande quantidade de comida, muito maior do que a pessoa comeria normalmente. O paciente come até se sentir-se mal mas não consegue ter controle sobre o momento de parar de comer. No TCA, a comida é usada para lidar com sentimentos e situações difíceis, porque traz momentaneamente uma sensação de alívio. Muitos pacientes referem que comem mais quando estão ansiosos.
Compulsão-Alimentar

Como Tratar Compulsão Alimentar?

O tratamento para Transtorno de Compulsão Alimentar consiste em auxiliar o paciente a encontrar estratégias para lidar com os seus sentimentos e situações difíceis sem que precise usar a comida para se aliviar. Para isso, o terapeuta utiliza estratégias de enfrentamento que ensinam o paciente a lidar com gatilhos emocionais que frequentemente desencadeiam compulsões alimentares. Além disso, o terapeuta conta com técnicas para melhorar a auto-imagem e a auto-estima do paciente, além de técnicas para resolução de problemas, habilidades sociais e também identificação de pensamentos disfuncionais. Na terapia, o paciente encontrar um ambiente seguro e acolhedor para modificar a sua relação com a comida.

Quando devo procurar um Psicólogo ou Psicoterapeuta?

Há momentos na vida em que todos nós enfrentamos desafios emocionais, mentais ou psicológicos que podem afetar nosso bem-estar e qualidade de vida. É nesses momentos que a ajuda de um psicólogo ou psicoterapeuta pode ser inestimável. Aqui estão algumas situações em que é aconselhável considerar a busca por apoio profissional:

  • Problemas Emocionais: Se você está se sentindo constantemente triste, ansioso, irritado, ou experimentando mudanças drásticas em seu humor, um psicólogo pode ajudar a entender e lidar com essas emoções.
  • Traumas Passados: Se você passou por experiências traumáticas, como abuso, perda de entes queridos, ou eventos estressantes, um terapeuta pode auxiliar na recuperação e no processo de cura.
  • Relacionamentos Difíceis: Problemas interpessoais, conflitos familiares, ou dificuldades em relacionamentos amorosos podem ser abordados com a ajuda de terapia.
  • Estresse e Ansiedade: Se o estresse do dia a dia ou a ansiedade estão prejudicando sua qualidade de vida, a terapia pode ensinar estratégias para lidar com esses desafios.
  • Problemas de Saúde Mental: Transtornos de saúde mental, como depressão, transtorno de ansiedade, transtorno do pânico, entre outros, geralmente requerem intervenção profissional.
  • Tomada de Decisões Importantes: Se você está enfrentando uma grande decisão na vida, como uma mudança de carreira, divórcio, ou questões existenciais, um psicólogo pode fornecer orientação valiosa.
  • Autoconhecimento: A terapia também pode ser procurada como uma jornada de autoconhecimento e crescimento pessoal, mesmo quando não há um problema específico.

Entenda meu trabalho

Eu sou especialista no tratamento da Ansiedade e no tratamento para a Compulsão Alimentar. Nos atendimentos eu uso a abordagem Terapia Cognitivo Comportamental (TCC).

De maneira colaborativa e construtiva, o meu trabalho visa promover a compreensão e a transformação dos padrões de pensamento e comportamento que influenciam a vida emocional e o bem-estar dos meus pacientes.

Através do diálogo aberto e da aplicação de técnicas específicas, auxilio os indivíduos a desenvolverem habilidades para enfrentar desafios, lidar com emoções difíceis e adotar comportamentos que lhes tragam mais sentido e mais propósito em suas vidas.

Meu objetivo é proporcionar um ambiente seguro e acolhedor, onde os pacientes possam explorar suas experiências, compreender a interação entre pensamentos e emoções, e, assim, construir estratégias eficazes para promover mudanças positivas em suas vidas.

Vamos juntos?